Follow by Email

quinta-feira, setembro 10

Dei esse texto para as crianças do 5º ano e foi muito divertido.

quando for aplicar o conteúdo dê de uma forma divertida, escolha uma criança e faça ler a palavra econooooooomico gritando, para que ela perceba a sílaba mais forte e assim sucessivamente.


Aprenda rápido - Sílaba tônica: oxítona, paroxítona ou proparoxítona
Para saber qual a sílaba tônica de uma palavra, chame por ela. A sílaba que esticar será a sílaba tônica. Por exemplo, se você tem um amigo que se chama Pedro e ele está distante de você, você o chama “Peeeeedro!”. A sílaba tônica da palavra “pedro” é “pe”, você esticou o “e” da sílaba. Se você tiver dúvida em alguma palavra, troque o nome do seu amigo pela palavra que você está em dúvida e chame a todos pulmões. Por exemplo a palavra economia, você chamaria “economiiiiiiiia!”, a sílaba tônica é o “mi”, e a palavra econômico você chamaria “econooooooooomico!”, a sílaba tônica é “no”. Deu para perceber que a palavra economia é paroxítona enquanto a palavra econômico é proparoxítona.Essa dica serve no caso de você estar querendo escrever e tem dúvida. No caso em que você estiver lendo e por acaso não saiba a pronúncia da palavra, aí o esquema é outro. Veja se a palavra tem acento, se tiver acento a sílaba tônica é a que está acentuada. Se não tiver acento e terminar com A, E ou O (com ou sem o s do plural, ou m/ns é paroxítona. Se não tiver acento e terminar com qualquer outra letra é oxítona. Se tiver só uma sílaba evidentemente é oxítona.
1) Nem toda silaba tônica e acentuada!!!!
“2 - Os acentos que utilizamos para identificar a sílaba tônica (a sílaba mais forte) são o acento agudo e o acento circunflexo.
Acento agudo: ´ para as vogais abertas (exemplo: café)
Acento circunflexo: ^ para as vogais fechadas (exemplo: Lê )
3 - A sílaba tônica pode ser classificada em:
Oxítona - A última sílaba é a mais forte na palavra. Exemplo : café.
Paroxítona - A penúltima sílaba é a mais forte na palavra. Exemplo: cabelo.
Proparoxítona - A anti-penúltima sílaba é a mais forte na palavra. Exemplo: oxítona. Engraçado né, oxítona é uma palavra proparoxítona.”

Crianças gostam de aprender bricando, então brinque com elas......  beijinhos!!!!  gritar faz parte.
Postar um comentário