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sábado, setembro 5

ATIVIDADES LUDICAS E DIVERTIDAS.


Nome do jogo: A Criança Perdida
Local de Desenvolvimento: Sala de aula
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Nenhum
Habilidades ou Qualidades Trabalhadas: Lógica, Memória associativa, Conhecimentos gerais, Memória visual, Atenção, Ordem, Linguagem, etc.
Formação: Em um círculo, o orientador ou uma criança, no papel de mãe, chama outra criança, que fará o papel de um policial. O Policial fará de conta que está respondendo à uma chamada.

Desenvolvimento: O Orientador ou aluno, no papel de mãe, solicita sua ajuda para encontrar sua criança que está perdida. O Policial pergunta à mãe como está vestida a criança. A mãe deverá descrever com o máximo de detalhes que lembrar, as roupas, cor do cabelo, sapatos, etc. O Policial olha com atenção para as crianças da roda comparando-as com a descrição feita pela mãe, até encontrar aquela que corresponda a descrição. Identificada a criança, escolhem-se novos personagens e o jogo prossegue. 



Nome do jogo: Caça ao Tesouro Categoria: Lógica e Matemática
Local de Desenvolvimento: Sala de aula ou ao Ar livre
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Papel, lápis, giz, um objeto qualquer
Habilidades ou Qualidades Trabalhadas: Lógica, Memória associativa, Conhecimentos gerais, Memória visual, Atenção, Ordem, Linguagem, Noção de espaço, Medidas, etc.
Formação: Crianças à vontade, em suas carteiras ou dispostas ao ar livre.

Desenvolvimento: O Orientador esconderá um ou mais objetos previamente selecionados, em um lugar secreto dentro do perímetro do pátio ou sala de aula. Em seguida, dará pistas aos alunos para que possam encontrá-los. As pistas podem ser escritas ou descritas verbalmente. Aquele que primeiro encontrar o tesouro, terá a missão de escondê-lo na próxima etapa. Com as crianças menores, poderão ser usadas pistas, como locais marcados com símbolos, cartazes afixados em pontos estratégicos, de modo que possam se guiar com mais facilidade, etc. 



  

Nome do jogo: Vinte Perguntas
Local de Desenvolvimento: Sala de aula ou ao Ar livre
Idade: 8 anos e acima
Material necessário: Nenhum
Habilidades ou Qualidades Trabalhadas: Lógica, Memória associativa, Conhecimentos gerais, Memória visual, Atenção, Ordem, Linguagem, Medidas, etc.
Formação: Afastar-se-á um jogador do grupo. Os demais escolherão um dos companheiros ou um objeto que estiver à vista, e guardarão em segredo seu nome.

Desenvolvimento: Chamarão o jogador, que terá de fazer, aos companheiros, até vinte perguntas quaisquer, obtendo como respostas SIM ou NÃO. Se conseguir adivinhar o nome da pessoa ou do objeto a descobrir, escolherá seu substituto; caso contrário, ele mesmo voltará a adivinhar.

Variação: O Orientador poderá, por exemplo, atribuir a opção de fornecer pistas ao adivinhador, para facilitar a resposta, nas classes menores. 






   



Nome jogo: Em Que se Parece Comigo?
Local de Desenvolvimento: Sala de aula
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Nenhum
Habilidades ou Qualidades Trabalhadas: Memória associativa, Memória visual, Lógica, Linguagem, Criatividade, Estética, Vocabulário, etc.
Formação: As crianças ficam sentadas à vontade em um círculo.

Desenvolvimento: Afastar-se-á um jogador e os outros escolherão uma pessoa, animal ou objeto para o "motivo".
Aquele que se afastou voltará e, ao redor do círculo, irá perguntando: "Em que se parece comigo?", se referindo ele a pessoa, animal ou objeto escolhido em segredo pelos outros. E cada um apresentará a semelhança entre "ele" e a coisa escolhida. O jogador tentará adivinhar, tendo o direito a fazer três tentativas. Se acertar, escolherá um companheiro para substituí-lo; caso contrário, afastar-se-á outra vez da sala para uma nova rodada.

Variante: A quantidade de vezes necessárias para o acerto, pode variar entre os grupos de menor idade. 





Nome jogo: Palavras Enigmáticas
Local de Desenvolvimento: Sala de aula
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Papel e lápis
Habilidades ou Qualidades Trabalhadas: Memória associativa, Memória visual, Lógica, Linguagem, Criatividade, Estética, Vocabulário, etc.
Formação: As crianças ficam sentadas à vontade, no chão ou em torno de uma mesa.

Desenvolvimento: Os jogadores dividem-se em dois grupos, cada qual sentado em torno de uma mesa. Cada grupo envia um participante ao orientador, que lhes murmura no ouvido uma palavra secreta. De volta à mesa, os dois jogadores traçam desenhos no papel, procurando explicar a palavra dada; não podem falar, apenas acenar NÃO ou SIM com a cabeça diante dos palpites do grupo. Se a palavra for, por exemplo, "soldado", basta desenhar um "sol" e um "dado". Caso adivinhem a palavra, ele voltará ao orientador para receber uma nova. Vence o grupo que conseguir adivinhar o maior número de palavras dentro de um prazo definido. Exemplo de palavras para este jogo: Pé-de-cabra, quebra-luz, beija-flor, novela, pelado, casario, casacão, etc.



Nome do jogo: Cores e Formas
Local de Desenvolvimento: Sala de aula
Idade: 5 anos e acima
Material necessário: Nenhum
Habilidades ou Qualidades Trabalhadas: Memória associativa, Conhecimentos gerais, Memória visual, Atenção, Linguagem, Expressão, etc.
Formação: Grupos de crianças sentadas na melhor disposição que a sala ou ambiente permitir.

Desenvolvimento: O Orientador, pedirá que cada criança cite um objeto visível na sala, da cor que ele indicar. Dirá, por exemplo, "VERDE", e, conforme a habilidade do grupo, concederá 10 ou 20 segundos. Um jogador dirá: "Verde é a blusa de A". Outro; "Verde é o lápis de B". Os que não conseguirem satisfazer o pedido do Orientador dentro do tempo determinado perderão a vez. O mesmo jogo poderá feito empregando formas em lugar de cores. As crianças citarão objetos cilíndricos, esféricos, quadrados, etc.

Falta: Será considerado uma falta nomear um objeto que já tenho sido anteriormente citado.




BEIJINHOS!!!!
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