Follow by Email

quinta-feira, novembro 26

ESTOU COM DOZE SEMANAS!!!

Desenvolvimento fetal - 12 semanas de gravidez

Escrito para o BabyCenter Brasil
Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil

  • Envie para um(a) amigo(a)Envie para um(a) amigo(a)
  • Versão para imprimirVersão para imprimir
O rosto do seu bebê começa a ter uma aparência mais humana, embora ele tenha apenas 5,5 centímetros de comprimento do topo da cabeça até o bumbum, e pese menos de 15 gramas. Veja detalhes na figura abaixo e continue a ler.

Passe o cursor sobre as palavras sublinhadas para ver mais informações.



12 Semanas

cordão umbilical pálpebra orelha útero bexiga




Os olhos, que antes ficavam nas laterais da cabeça, já se aproximaram um do outro. As orelhas estão quase na posição normal. O fígado produz bile e os rins secretam urina na bexiga.

O feto se mexe se alguém cutuca a sua barriga, mas você ainda não consegue sentir os movimentos dele. As células nervosas fetais se multiplicam rapidamente, e as sinapses (conexões neurológicas no cérebro) estão se formando.

O bebê adquiriu mais reflexos: se alguma coisa encosta na palma da mão, os dedos fecham; se alguma coisa encosta na sola do pé, os dedos se curvam; e, se alguma coisa encosta nas pálpebras, os músculos dos olhos se contraem.

Quer saber o que vai acontecer semana a semana?

Receba grátis boletins com informações personalizadas sobre você e seu bebê. É só se inscrever aqui.

O médico já consegue sentir a parte superior do útero, também chamada de fundo uterino, na parte de baixo da barriga. Agora, que você está entrando no segundo trimestre, acaba não tendo como fugir das roupas mais folgadas.

Pode ser que a sensação de enjôo passe, e você perceba que seu apetite voltou. Saiba que nutrientes você precisa comer nas próximas semanas.

• Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito - mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga.

11 semanas de gravidez

13 semanas de gravidez
Postar um comentário