Turma: 2º ano
Conteúdo: Formas geométricas
Desenvolvimento da aula
Começarei a aula contando está estória que não fui eu quem criou:
-Em seguida farei uma brincadeira com a turma:
Levarei para sala formas geométricas concretas e pedirei que encontrem formas que tenham semelhanças.
-entregarei folhas para eles e pedirei que um por vez desenhe uma forma que foi trabalhada e a turma dirá com qual objeto parece.
Depois continuarei mostrando os nomes das formas geométricas e faremos atividades.
Confeccionarei com a turma cartazes com as formas e seus respectivos nomes.
Eu li essa reportagem e gostei muito.
`´A importância do foco nas explicações em sala de aula
SIGNIFICADO Na sala de recursos, elaboração de livro sobre a vida dos alunos deu sentido à escrita. Foto: Marcelo Almeida
O ponto de partida deve ser algo que mantenha o aluno atento, como jogos de tabuleiro, quebra-cabeça, jogo da memória e imitações de sons ou movimentos do professor ou dos colegas - em Geografia, por exemplo, ele pode exercitar a mente traçando no ar com o dedo o contorno de uma planície, planalto, morro e montanha. Também é importante adequar a proposta à idade e, principalmente, aos assuntos trabalhados em classe. Nesse caso, o estudo das formas geométricas poderia vir acompanhado de uma atividade para encontrar figuras semelhantes que representem o quadrado, o retângulo e o círculo.
A meta é que, sempre que possível e mesmo com um trabalho diferente, o aluno esteja participando do grupo. A tarefa deve começar tão fácil quanto seja necessário para que ele perceba que consegue executá-la, mas sempre com algum desafio. Depois, pode-se aumentar as regras, o número de participantes e a complexidade. "A própria sequência de exercícios parecidos e agradáveis já vai ajudá-lo a aumentar de forma considerável a capacidade de se concentrar", comenta Maria Tereza, da Unicamp. `´
Nenhum comentário:
Postar um comentário