Professora: Gisele
Turma: 2º ano.
Plano de Aula
alfabetização
e letramento para incluir os deficientes visuais.
Conteúdo:
Alfabetização(FONEMAS QUE E QUI ) e diferentes tipos de textos.
Objetivos:
-Interação dos alunos
-O
aluno perceber os sons das palavras e identificá-los ,
-Meios
que possibilite que o aluno DV sinta-se incluído nesta turma.
Materiais
a serem utilizados: DVD, Reglete (tipo de régua
para se escrever em braile) - O papel fica preso entre essa régua e
um pedaço de madeira. Com a punção (um pino com ponta de metal
afiada) faz os buraquinhos que formarão as palavras em alto relevo
do lado do avesso. A escrita é feita da direita para a esquerda e a
leitura da esquerda para a direita;
• Punção é o lápis - ou a caneta da pessoa cega;
• Máquina braile - é a máquina de escrever usada pelas pessoas cegas. Possui nove teclas. Para digitar, basta fazer as combinações de pontos em relevo, pressionando as teclas.
• Punção é o lápis - ou a caneta da pessoa cega;
• Máquina braile - é a máquina de escrever usada pelas pessoas cegas. Possui nove teclas. Para digitar, basta fazer as combinações de pontos em relevo, pressionando as teclas.
EVA.
Desenvolvimento:
Aquarela (Toquinho)
Numa folha
qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...
Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...
Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Brando navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul...
Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...
Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...
Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...
E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...
Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...
Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...
Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Brando navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul...
Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...
Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...
Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...
E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...
Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)
-EM
SEGUIDA CONFECCIONAREMOS UMA AQUARELA DE EVA
_
Escreverei as palavras AQUARELA E TOQUINHO, para meu aluno DV pedirei
que escreva no Reglete (tipo de régua para se escrever em braile)
- O papel fica preso entre essa régua e um pedaço de madeira. Com a
punção (um pino com ponta de metal afiada) faz os buraquinhos que
formarão as palavras em alto relevo do lado do avesso. A escrita é
feita da direita para a esquerda e a leitura da esquerda para a
direita.
_
Conversaremos sobre quem escreveu a música e sobre o que eles acham
sobre o significado da música.
_
Brincaremos com os sons das duas palavras e separarei as palavra em
sílaba, e deixarei bem em evidencia as sílabas QUA e QUI.
_
confeccionaremos as famílias das sílabas em questão feita de Eva,
para que meu aluno DV sinta como é nossa escrita e compare com
braile
-
Também tentarei ensinar essas sílabas em braile para meus alunos
ditos”normais”
Observação:
fiz letras, porém trabalho com
turmas de alfabetização, então
escolhi uma aula que seja de minha realidade.
Só
se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos
olhos."
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