SOS Praias Brasil lança "Lixo na praia não pode virar moda" |
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Sacos plásticos, butucas de cigarros, restos de alimentos e latas de alumínio. O que mais parece uma seleção dos itens de uma lata de lixo doméstica, na verdade é, o que muitas vezes pode-se encontrar ao chegar numa paradisíaca praia do litoral brasileiro. Transformados em verdadeiros lixões, principalmente na temporada de verão, quando aumenta o número de frequentadores nas praias, as areias e tornam-se espelhos das atitudes de cidadãos despreocupados com o bem estar coletivo. Para minimizar o problema e lutar pela preservação do meio ambiente, empresas, ONGs e voluntários têm abraçado a causa, trabalhando em projetos e campanhas educativas que chamam a atenção dos governantes e da população para o destino do lixo urbano. Recentemente, com apoio do Grupo Abril e da marca de surfwear HD, a ONG (Organização Não-Governamental) SOS Praias Brasil lançou uma campanha que alerta os frequentadores das praias sobre os lixos que são deixados nelas. Com o slogan "Lixo na praia não pode virar moda", a campanha criada pela Agência Publicitária DPZ, foi veiculada na Revista Capricho, na edição da primeira quinzena de fevereiro. A Abril Cultural que apoia a ONG desde 2003, cedeu espaço na revista para publicação da campanha. Fundada em 1999 por Marcelo Marinello, a SOS Praias Brasil promove desde simples ações que podem começar dentro de casa, como a divisão do lixo orgânico do não orgânico, como principalmente, outras aplicadas em várias praias no Brasil. Sempre presentes em eventos de música e esporte - principalmente de surf -, universidades e escolas, Marcelo e sua esposa Heloísa Azevedo viajam pelo Brasil alertando pessoas sobre a necessidade de preservar as praias para garantir uma melhor qualidade de vida. “Somos a ONG oficial do Super Surf e realizamos a gestão ambiental de todas as etapas”, fala Heloisa, referindo-se ao circuito que define a elite do surf nacional. Para prosseguir com o trabalho, a ONG conta com o apoio de outras empresas conscientes da importância de preservar e respeitar a natureza. Desde abril de 2004, a surfwear Hawaiian Dreams veste a camisa da SOS Praias Brasil. “A HD confecciona camisetas que são utilizadas por nós, por nossos voluntários, atletas e personalidades e também são comercializadas e geram renda para a organização”, comenta. Em um motorhome, uma espécie de casa com rodas, o casal percorre o País colaborando com a limpeza das praias e também recolhendo assinaturas para um abaixo assinado que pede a construção de estações de tratamento de esgotos em todos os municípios litorâneos. De um milhão de assinaturas necessárias para que o projeto se transforme em lei federal, já foram coletas 120 mil. Durante o mês de janeiro, o grupo passou pelo litoral Norte de São Paulo e fizeram várias expedições nas praias locais. Em Ubatuba, na Praia de Maranduba, foi realizado um trabalho com os campistas do Camping Clube Brasil e frequentadores da praia. “Fomos até a Ilha da Ponta, que fica em frente ao camping, para coletar o lixo deixado por visitantes e também levado pelas correntes”, explica Heloisa. “ É uma ilha completamente deserta e ninguém se preocupa com a limpeza. Também constatamos que já não existem muitos peixes em volta dessa ilha e até os ouriços já não se reproduzem por lá. Uma perda para todos nós”, lamenta. Em uma das expedições, na Ilha da Ponta, foi colocada uma placa, feita com material encontrado na areia e reaproveitado. Também apoiam essa iniciativa às empresas Tent Beach, Belmacut, Utwo, Impacto Radical, Super Surf, DPZ, Gretta Silk e a Oakley. Para quem quiser abraçar a causa e colaborar com o projeto é só entrar em contato com a SOS Praias Brasil pelo site www.sospraiasbrasil.cjb.net |
6º ano
1) No trecho‟ ONGs e voluntárias têm abraçado a causa, trabalhando em projetos”
- A sequencia de palavras que estão sublinhadas é:
a) ( ) Artigo indefinido, artigo e verbo de ligação.
b) ( ) Sujeito, preposição e verbo de ligação.
c) ( ) Verbo, artigo definido e preposição.
d) ( ) Verbo, artigo indefinido e verbo.
2) No trecho ‟ Para que o projeto se transforme em lei federal, já foram coletas 120 mil”
- Existe um advérbio nesse trecho: qual é e classifique-o.
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3) No trecho ‟Importância de preservar e respeitar a natureza”
- Existem dos verbos na 1ª conjugação, quais são:
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4) No trecho ‟Colabore com o projeto é só entrar em contato com a S.O.S”
Existe um conectivo de ligação, qual é ele, classifique-o:
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5) O que você pode fazer para ajudar nesse projeto:
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7º ano
1) No trecho ‟ A campanha criada pela agência publicitária, DPZ, foi veiculada na revista capricho”
- Retire o verbo irregular desse trecho:
_________________________________________________________________________ - Este verbo está: no presente, no pretérito perfeito ou futuro?
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2) No trecho ‟ Voluntários têm abraçado a causa, trabalhando em projetos”
- Qual o radical das palavras sublinhadas:
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3) No trecho ‟ O lixo deixado por visitantes e também levado pelas correntes”:
- A palavra sublinhada está com rr e não r, qual o motivo?
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4) Na oração ‟ As praias são mal preservadas”
- Por que essa palavra sublinhada está com l e não com u?
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5) No trecho ‟ O que mais parece uma seleção dos itens”
- A palavra sublinhada está escrita com i e não sem, qual o motivo?
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6) Crie um diálogo sobre o texto:
7) Fizemos um piquenique você contribuiu para preservar sua praia? O que você poderia ter feito para que fosse diferente?
8º ano
1) No trecho ‟ para minimizar o problema e lutar pela preservação do meio ambiente”
- É uma oração:
a) ( ) coordenadas explicativas.
b) ( ) coordenadas alternativas.
c) ( ) coordenadas adversativa.
d) ( ) coordenadas aditivas.
2) No começo do texto temos o trecho ‟ Sacos plásticos, butucas de cigarros, restos de alimentos e latas de alumínio.
- Essa parte é considerada, frase ou oração? Justifique:
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3) Encontre no texto um trecho que tenha um pronome possessivo no plural:
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4) No trecho ‟Também constatamos que já não existem”
- Existem dois advérbios, quais são? Classifique-os:
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5) O que é um material reaproveitável? O que você faria para aproveitar os materiais deixados na praia:
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6) Agora crie um diálogo falando sobre o que você faria para aproveitar esses materiais:
9º ano
1) No trecho ‟ As areias e mares tornam-se espelhos das atitudes de cidadãos”
a) A palavra sublinhada é denotativa ou conotativa?
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b) Justifique sua resposta:
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c) reescreva a oração trocando essa palavra por outra com mesmo sentido:
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2) ‟A ONG conta com apoio de outras empresas”
- A palavra sublinhada é um conectivo chamado:
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3) Passe esse trecho para o singular seguindo as concordâncias:
‟ A HD confecciona camisetas que são utilizadas por nós, por nossos voluntários, atletas e personalidades e também são comercializadas e geram renda para a organização.”
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4) Ache um trecho no texto que tenha um advérbio de intensidade, sublinhe e reescreva-o:
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5) 0 que você poderia fazer para ajudar a elaborar um projeto para sua escola sobre: ‟vamos cuidar da nossa praia” Crie um diálogo falando desse projeto.
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