quarta-feira, dezembro 2

13 semanas de gravidez

13 semanas de gravidez

13 semanas de gravidez
  • Envie para um(a) amigo(a)Envie para um(a) amigo(a)
  • Versão para imprimirVersão para imprimir
Você está grávida de 13 semanas, ou seja, está na 14a semana (e fechando o terceiro mês).


Como seu bebê está crescendo

O útero já cresceu o suficiente para deixar claro que aquela nova barriguinha é mesmo de gravidez. Mesmo assim, seu bebê ainda é bem pequeno, mais ou menos do tamanho de meia banana. Apesar disso, se pudesse enxergar dentro do útero agora, você veria um bebê formado, até com impressões digitais nos dedos.

Leia mais sobre o desenvolvimento do bebê nesta semana .



Como fica sua vida





Você está oficialmente no segundo trimestre da gravidez, o que traz duas boas notícias. Primeiro, o risco de um aborto espontâneo diminuiu substancialmente; outra coisa é que muitas mulheres dizem que os incômodos iniciais da gestação, como o enjoo matinal, melhoram nesta fase. Com menos náusea e mais energia, talvez você note um aumento da libido.

O nascimento do bebê ainda está distante, mas seu corpo pode já ter começado a produzir o colostro, aquele primeiro líquido que alimenta a criança logo após o parto, antes de o leite propriamente dito "descer".

A estatura de uma mulher não tem nada a ver com sua capacidade de amamentar nem de dar à luz, então saiba que, mesmo que você seja mais baixinha, terá todas as condições para um parto normal e para dar de mamar a seu filho -- nesse caso, tamanho não é documento.

Dicas úteis

Se você deixou de se sentir enjoada, pode ser que passe a ter um apetite de leão. Procure ter sempre em casa alimentos saudáveis para beliscar, como frutas variadas ou cenoura crua, assim você alivia a fome sem comer bobagens.

Está se sentindo estranha ou descoordenada? Não se preocupe, é comum ficar meio desajeitada na gravidez.

terça-feira, dezembro 1

Controlando a ansiedade


Controlando a ansiedade  
A ansiedade tem um efeito devastador. Promove em nós uma centralização de energia e pensamentos que nos impedem de caminhar.
Enquanto preocupamo-nos exageradamente sobre o que há de acontecer, se dará certo ou não, se vamos conseguir, etc, etc, canalizamos tempo demais em algo que não deve ser o foco de nossas energias. Afinal, tal preocupação toma-nos tempo suficiente que poderia e deveria ser bem utilizado em análise, planejamento e principalmente, ação! Sim, quem não dedica seu tempo à ansiedade excessiva estará sempre "quilômetros" à frente. Sobre isso já ouvimos sábias frases como:
"Não fiqueis ansiosos por coisa alguma..." - Apóstolo Paulo
"Não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações..." - Jesus
"Envio meu coração... a transcender o caminho da ansiedade e tristeza" - Gatha (poema) budista
"Enquanto espera-se, ansioso, pelo almoço de amanhã, morre-se de fome hoje" - Ditado popular
Esta é a idéia central: a ansiedade é prejudicial. O poema budista, por exemplo, associa a ansiedade à tristeza. Isso mesmo: a ansiedade tira a paz, tira o foco, arranca o bom senso, desestabiliza emocionalmente e traz a dor.
Portanto, trabalhe tua ansiedade, controle-a. Busque a meditação, a concentração e a reflexão, que conduzem ao equilíbrio. Peça a ajuda de DEUS. E a cada passo evolutivo, perceba como viverás mais e melhor, como alcançarás mais facilmente aquilo a que se propôs. 
F.I.M. - Fraternidade de Iluminadores do Mundo 
http://blog.i.uol.com.br/mdl/mac/4pontos.gifEscrito por Isaac Yedidyah


Que o ALTÍSSIMO seja contigo e em ti, hoje e em todos os teus dias!

8⁰ aula: Partes da árvore 🌱