sexta-feira, setembro 25

26. Dia Nacional do Surdo

Você precisa ser surdo para entender


Autores:Willerd e Madsen


Como é "ouvir" uma mão?
Você precisa ser surdo para entender!
O que é ser uma pequena criança
na escola, numa sala sem som
com um professor que fala, fala e fala
e, então
quando ele vem perto de você
ele espera que você saiba o que ele disse?

Você precisa ser surdo para entender!
Ou o professor que pensa
que para torná-lo inteligente
você deve, primeiro, aprender
como falar com sua voz
assim
colocando as mãos no seu rosto
por horas e horas
sem paciência ou fim
até sair algo indistinto
assemelhado ao som?

Você precisa ser surdo para entender!
Como é ser curioso
na ânsia por conhecimento próprio
com um desejo interno
que está em chamas
e você pede a um irmão, irmã e amigo
que respondendo lhe diz:
"Não importa"?

Você precisa ser surdo para entender!
Como é estar de castigo num canto
embora não tenha feio
realmente nada de errado
a não ser tentar fazer uso das mãos
para comunicar a um colega silencioso
um pensamento que vem, de repente, a sua mente?

Você precisa ser surdo para entender!
Como é ter alguém a gritar
pensando que irá ajudá-lo a ouvir
ou não entender as palavras
de um amigo que está tentando
tornar a piada mais clara
e você não pega o fio da meada
porque ele falhou?

Você precisa ser surdo para entender!
Como é quando riem na sua face
quando você tenta repetir o que foi dito
somente para estar seguro que você entendeu
e você descobre que as palavras foram mal entendidas?
E você quer gritar alto:
"Por favor, me ajude, amigo!

Você precisa ser surdo para entender!
Como é ter que depender de alguém
que pode ouvir
para telefonar a um amigo
ou marcar um encontro de negócios
e ser forçado a repetir o que é pessoal
e, então, descobrir que seu recado
não foi bem transmitido?

Você precisa ser surdo para entender!
Como é ser surdo e sozinho
em companhia dos que podem ouvir
e você somente tenta adivinhar
pois não há ninguém lá com uma mão ajudadora
enquanto você tenta acompanhar
as palavras e a musica?

Você precisa ser surdo para entender!
Como é estar na estrada da vida
encontrar com um estranho que abre a sua boca
e fala alto uma frase a passos rápidos
e você não pode entendê-lo e olhar seu rosto
porque é difícil
e você não o acompanha?

Você precisa ser surdo para entender!
Como é compreender alguns dados ligeiros
que descrevem a cena
e fazem você sorrir
e sentir-se sereno com
a "palavra falada' de mão em movimento
que torna você parte deste mundo tão amplo?
 


Ótimo para ensinar e brincar com seus alunos!!!!


fonte:dicionáriolibras

quinta-feira, setembro 24

0lha que relógio em númerais em libras legal para nós professores brincarmos com nossos alunos!!

fonte: dicionáriolibras

Como surgiu o dia da criança.

Como surgiu o Dia da Criança


O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.o

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de
"criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi
oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

Em outros países
Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na
Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e
Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez
das crianças da China e do Japão comemorarem!

Dia Universal da Criança
Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.
Fonte: site Shopping b

Lembre-se que o principal é brincar com suas crianças, beijinhos!!!!


quarta-feira, setembro 23

Temos que começar a tentar conhecer o desconhecido e vencer o medo... Aceitar as diferenças e que ninguém é igual a ninguém!!!!

TEMOS QUE PRESTA ATENÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE NOSSOS FILHOS, QUEM TRABALHA COM EDUCAÇÃO INFANTIL PRESTAR ATENÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE SEUS ALUNOS PRINCIPALMENTE ATÉ 5 ANOS DE IDADE, POIS, ALGUMAS DOENÇAS PODEM SE TORNAREM MENOS VISÍVEL NA IDADE DA ADOLESCÊNCIA E NA FASE ADULTA, COMO O AUTISMO E  A EFICÁCIA DO TRATAMENTO ATÉ CINCO ANOS  SERÁ QUASE REVERSÍVEL.

PRESTE ATENÇÃO NESSAS FAZES:
*2 MESES DE IDADE RESPONDE COM UM SORRISO;
*4 MESES DE BRUÇO, LEVANTA A CABEÇA E OMBROS.
*6 MESES VIRA SEM ERRAR PARA O LADO DO BARULHO.
*9 MESES ARRASTA-SE OU ENGATINHA.
*1 ANO FALA DUAS PALAVRAS
*1 ANO E SEIS MESES: ANDA SOZINHO:
* 2 ANOS E SEIS MESES FALA FRASES CURTAS
*3 ANOS DESENHA BOLINHAS
* 4 CONTA OU INVENTA PEQUENAS HISTÓRIAS.
OBSERVE SE A CRIANÇA NÃO É MUITO MOLE, SE ELA TE OLHA NO OLHO, SE ELA RETRIBUI SEU CARINHO E SE ELA ACEITA CARINHO,SE A CRIANÇA FALAVA E  SE APARTIR DOS DOIS ANOS ELA  SE RECUSAR  A  FALAR... SÃO PEQUENAS COISAS QUE DEVEM SER OBSERVADAS COM ATENÇÃO!!!.

NA VERDADE CADA UM PODE FAZER SUA PARTE, E TENTAR MUDAR ALGUMA COISA PARA MELHOR, POIS NÓS PROFESSORES TEMOS QUE COMEÇAR A APRENDER A APRENDER.

SOMOS DIFERENTES, BEIJINHOS!!!!

8⁰ aula: Partes da árvore 🌱